No primeiro versículo o salmista mostra qual é condição que homem deve estar, para receber todas as bênçãos que ele descreve no salmo.
Ele começa dizendo aquele que HABITA, o verbo habitar quer dizer: ter a sua residência em, morar, viver, e complementa dizendo; no esconderijo do Altíssimo.
Vejamos essa condição: podemos perceber que ele quer nos mostrar que precisamos viver no esconderijo de nosso Deus, isso nos leva a pensar em uma vida de piedade e santidade, em uma vida distante do mundo e do pecado, em uma vida totalmente dedicada a Deus, não em momentos de santidade, momentos de dedicação a Deus, mas literalmente em exclusividade, Deus sendo o nosso todo suficiente, e ocupando o lugar de prioridade em nossas vidas. Nele deve estar depositada a nossa fé, nele a nossa confiança, de forma que não exista outra opção para nós além dele em qualquer circunstância de nossa existência.
Ainda no primeiro versículo o salmista nos dá mais uma condição: DESCANSA.
Agora podemos perceber a necessidade uma atitude nossa, baseada em nossa habitação no esconderijo do altíssimo, apenas habitar não é tudo. O salmista nos mostra a necessidade de descansarmos no Senhor. Vejamos o verbo Descansar: livrar-se da fadiga ou do cuidado, tranqüilizar-se, repousar. Que maravilha, podemos ver que parece ser uma moleza, mas não é, descansar requer de nós uma atitude de fé, uma atitude de entrega, e total confiança em Deus. E talvez a parte mais difícil que é de permanecer descansando, muitas vezes as coisas não acontecem como desejamos, ou no tempo que desejamos, então queremos "ajudar" a Deus, e colocamos tudo a perder, pois o verbo é claro livrar-se do cuidado.
Já no segundo versículo o salmista nos da outra condição. DIZ AO SENHOR.
Agora mais claramente ele mostra o fato de dizer ao Senhor, ou falar ao Senhor, como uma consequência do fato de o homem habitar e descansar no Altíssimo e Onipotente. Vejamos o texto.
Sl 91:1 O que habita no esconderijo do altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
Essa tradução deixa bem claro que: Dizer ou declarar isso ao Senhor de todo coração e com fé de forma que Deus aceite, é uma consequência de uma vida em Deus, de um coração que não duvida do que diz, de uma certeza de que o fato de o homem habitar e descansar em Deus, faz de Deus o seu refugio, o seu baluarte e digno de toda confiança.
Esse versículo, também nos ensina como Deus aprecia o fato de falarmos o que ele é para nós, isso soa como adoração aos seus ouvidos, e o faz se inclinar para nos ouvir e abençoar.
A seguir a partir do versículo terceiro, podemos ver algumas promessas de Deus para nós, e com o entendimento correto dos dois primeiros versículos, podemos entender o porque algumas vezes não provamos de fato destas bênçãos, é porque desvinculamos a nossa parte, ou seja o que precisamos fazer para que estas bênçãos nos alcancem, a Biblia está cheia de promessas, mas está também repleta de mandamentos e princípios, que o próprio Deus estabeleceu para os homens, e o principal mandamento como Jesus mesmo nos ensinou é que " amemos ao Senhor sobre todas as coisas" e se não estivermos ligados a Deus unicamente por amor, ou seja cumprindo o seu mandamento, não desfrutaremos da plenitude, ou das promessas e bênçãos que ele tem preparado para aqueles que o amam, mesmo que estejamos na igreja e até mesmo engajados em ministérios e muito ocupados com as atividades da obra do Senhor, se não for por amor, nada disso nos aproveitará.

